No Poker, vale mais um Straight Flush ou um Club Sandwich?


Se L.A.E se vendesse facilmente, diria que os cubos de caldo estão lançados. Mas, cubos com mais 20 ingredientes comprimidos fazem uma certa confusão. Por isso, caldo clássico: galinha com a pele chamuscada, mesmo nos bicos do fogão, cenoura, aipo, alho francês, louro, salsa e deixar reduzir 2h30, ou se preferirmos um jogo que vai a prolongamento e depois a uma série de 30 e tal grandes penalidades.
Bem Vindos ao segundo episódio da série • 7 Sandwich’s • 7 dias • 7 posts :: Nº2. Ontem fizemos um prego à L.A.E. Hoje, aproveitando que o caldo está a fazer, vamos para aquela que, talvez, seja a minha preferida. Sua majestade Club Sandwich.




Como pretendo um equilíbrio entre criação e clássicos, aqui segue o sumário das edições até agora programadas, das 5 que faltam.
1. Salmão Fumado
2. Caril
3. O cavalo negro. A grande surpresa.

Prognósticos, só no fim. Mas entramos sempre em campo com ganas de comer a relva, e o que mais aparecer à frente. Porém, neste caso, entramos pela porta principal do Saratoga Club, uma casa de jogo em Nova York. L.A.E tem alguma dificuldade em entender esta estreita relação entre jogo e comida. Mas vamos num redondo dois em dois, a nível de snack’s históricos. Será que quando se tinha uma mão fraca, valia a sandes de frango escondida na manga?
Com batota ou não, é neste casino que nasce a Club Sandwich e também com batota, ou não, estes cavalheiros reclamam a invenção das batatas fritas. Há que os desculpar, são americanos. Estão neste mundo há pouco tempo e é malta de sair, ver e ler pouco. Adiante.
Nestas coisas, à falta de um relato mais fidedigno do acontecimento, há sempre um tipo que a meio da noite tem um ataque de fome, vai à cozinha e encontra, numa acidental mise en place: o pão, o bacon estaladiço, a galinha, o tomate, a maionese, o ovo e a cebola. Neste caso, as fomes deram a um cozinheiro de linha do Saratoga (L.A.E gosta de dizer: Sáhhratôoga), Danny Mears, que como se diz em futebolês, marcou de barriga.
O sucesso foi fulminante, e em 1899 já se encontrava com regularidade em muitas ementas. E foi número um de vendas em casa do Rei Eduardo VIII e a mulher, que faziam questão de preparar para os seus convidados. Repare-se na, quase certa, imprecisão histórica: Em vez do: mandavam preparar, eram os próprios a preparar....certo.
Uma coisa é garantida, L.A.E também pede para lhe fazerem um Club Sandwich no Hotel Avenida, e não é isto que faz dele um Rei. Mas a satisfação é digna de um monarca. O Club deles está a muito bom nível, como já fiz questão de referenciar. Ainda para mais agora, que acertaram nas batatas fritas.
Intervalo para publicidade.
Este programa é oferecido por: Pão de forma.





















• 7 Sandwich’s • 7 dias • 7 posts :: Nº2, 2ª parte.

Em casa, o Club, faz-se ainda com mais primor. A maionese é feita à mão e sem piadas brejeiras. Do caldo, que está ao lume desde o início do post, L.A.E retira com muito cuidado a galinha, que mesmo assim, já vem desmembrada. É barrada com manteiga de limão e vai ao forno 20 minutos a 250 graus. Fica com a pele castanha, tipo churrasco e de tal forma estaladiça, que mete medo a tropas que se queiram movimentar em silêncio, pois é impossível fazê-lo.
O bacon aproveita os 250 graus, e em coisa de 4 minutos fica estaladiço. Por incrível e parvo que possa parecer, e garanto que parvo vai sempre parecer, o mais complicado é encontrar tomate como deve de ser. Mas um coração de boi, está para o Club, como o pão para a manteiga. Cortar fino, para não “aguar” a Sandwich.
Cozer o ovo, cortando-o, como a cebola: fina. O que para os menos preparados pode ser como ler o primeiro Saramago. A diferença é que acertando no Club Sandwich a coisa fica resolvida. Ler Saramago é para L.A.E, e sempre será, um berbicacho. (Não, berbicacho não é um marisco, por isso, não é coisa boa)
Mais um atentado cultural ao nosso Nobel. Mas que se lixe, depois do Obama ter ganho o da Paz, passei a acreditar que até L.A.E poderá ganhar o Nobel. Nem que seja da estupidez.
Montar, mais uma vez sem brejeirice, é um trabalho em camadas, pouco importa a ordem, desde que lá estejam os elementos. Mas evitava o bacon perto do tomate. Vai perder o seu crunch. É um pouco como juntar ciganos e chineses: já se sabe que vai dar confusão. Evitados estes pequenos erros, que qualquer vídeo do Youtube pode ajudar a evitar, menos aqueles que têm gatinhos a correr de um lado para o outro, é servir em triângulos.
2 down. 5 to go.
Não perca o próximo episódio, onde não nos iremos debater sobre:
- Um truque de cartas chamado Club Sandwich. Mas que existe, existe.

O Sáhhratôoga Club em NY






Comentários