O Bistro de L.A.E que também é um Crib.

















Data do último post: 9 de Fevereiro. Dia 10 de Fevereiro: mudança de cozinha. Dia 11: viagem para aquisição de equipamentos cozinha. Dias 12 e 13: muito mau tempo. Viagem cancelada. Dia 14: servida a primeira refeição em L.A.E. Jantar para três. Do dia 14 até hoje: instalação definitiva. A perfazer um mês de pausa sabática de escrita e da cozinha voltam as promessa de regularidade. Isto apenas para que o leitor se possa manter a um perímetro de distância.

Antes de entrar na habitual e expectável parvoíce, uns dados geográficos. A sala de jantar tem vista privilegiada para a igreja da Mãe de Deus, e na porta de serviço: a praça de Ponta Delgada. L.A.E não podia ser um pateta mais alegre e sem indirectas ao Manuel, o poeta Alegre.

Até porque é mesmo uma directa. Só um pateta se pode querer candidatar ao cargo de presidente desta república falida. Por isso, bem vindo ao Clube dos Patetas Alegres do qual L.A.E é sócio honorário.

Ainda não servi uma refeição digna do nome, mas como conceito desta cozinha é Bistro, já se comeu qualquer coisa. Mesmo sem estar equipado a 100% é um prazer cozinhar numa ambiência tão fantástica. Apesar de ser agnóstico por exclusão de opções, o raio da Igreja exerce de facto um fascínio impressionante. Essencialmente na sala de jantar.

Aliás, apesar da evidente falta de fé, não faltou a L.A.E a força para subir à dita igreja, como que para benzer a sua nova cozinha. Se estava lá alguém, fizeram questão de deixar o meu conceito Bistro à porta. Não faz mal. Quando o cheiro dos cozinhados de L.A.E chegar lá acima e os padres descerem a Mãe de Deus, em carrinhos de rolamentos, numa corrida desenfreada de batina ao léu, eu também não abrirei a porta. Mas é porque a minha campainha não toca.

Por isso, é avisar antes de vir, de preferência por carta registada, com 7 dias de antecedência. Tempo para L.A.E esconder a pornografia, as empregadas russas e outras coisas que possam chocar o Clero, mas que faz parte do dia a dia no Bistro de L.A.E. (Bistro transforma-se cada vez mais numa espécie de fusão entre um Crib (MTV Cribs) e um restaurante francês informal.

Venha o banho de cultura, que L.A.E rouba aqui e ali na internet, para parecer mais culto na fotografia.

Bistro é na realidade uma palavra russa 6blctpo que significa rápido. Porém, a minha palavra preferida em Russo é: во́дка (Vodka). Stolichnaya bem gelada, com uma rodela de pepino o resto, em Russo, ou mesmo em Português pouco interessa. Depois de 3 ou 4 shots, não interessa mesmo nada.

O conceito entrou em França durante a ocupação Russa de Paris 1815. Os cossacos gritavam Bystro, quando queriam ser servidos depressa. Se já houvesse a vodka Grey Goose naquela altura a história seria diferente. Mas ironia tem igualmente a história que vou contar.

Os linguistas franceses defendem que o termo não tem aquela origem e que só aparece na etimologia francesa no século 19. L.A.E defende que os Franceses têm um orgulho e um ego do tamanho dos seus livros de receitas. Mas como foram, sucessivamente, levando porradas na cabeça, foram obrigados a manter o ego dentro de fronteiras. O que é um pouco promíscuo. O território acaba por ser curto para egos tão grandes, que tal como qualquer ginásio cheio de gente, a coisa cheira um pouco mal. Daí o mito que eles não se lavam e que não cheiram bem.

O mito número dois é que criaram a Vodka Grey Goose para se vingarem dos Cossacos que gritavam Bystro. O objectivo: serem melhores a fazer uma coisa que os Russos, supostamente, são os melhores. A Vodka é de facto tão boa que se já existisse na época de Napoleão, ele teria entrado Rússia adentro como se fosse uma sauna sueca ou um bailarico dos bombeiros voluntários.

Após pisar bem o ego dos franceses, por motivos aleatórios e inconsequentes, L.A.E tira o chapéu aos melhores cozinheiros do mundo. E aí Bistro enquadra-se numa cozinha descontraída, mas bem formada. Conhecedora da gastronomia, da técnica, executando vários pratos clássicos, como o Bife Tártaro, na perfeição.

É uma espécie de tasca de quem nasceu para a cozinha. O Bistro de L.A.E não é uma tasca, porque não é suficientemente bom e L.A.E não nasceu para a cozinha e por isso, este é mais um projecto igual aos anteriores: Patético.

Num pequeno relatório de algumas coisas que já se fizeram, posso avançar, com tristeza, que ainda estamos muito longe das Estrelas do Guia Michelin, aliás até mesmo muito longe das estrelas do Guia Pneumelo, mas sempre a melhorar.

Já se comeram bons bifes, bom tártaro, bom Risotto, já se faz molho de tomate a nível que nenhum tomate se importaria de ser pisado e massacrado. Isto, entre muitas outras coisas tais como sandwichs e saladas de inverno. E L.A.E avança com uma máxima, nas Sandwichs tenho luta séria do Hotel Avenida, principalmente no Club. Mas saladas. Bom saladas, L.A.E joga num campeonato à parte. Uma espécie de equipa da Liga dos campeões que vem jogar com o Santa Clara. Vem cá, dá 15 a 0 e segue no avião seguinte, sem sequer almoçar.

L.A.E é assim tão bom a fazer saladas?

Não

Todos os outros é que são muito maus a fazerem-nas. Maneira geral há falta de conhecimento de todos os ingredientes que podem integrar uma boa salada, falta criatividade e principalmente temos um enorme défice ao nível do tempero. É sal e azeite, fazendo do prato uma coisa unidimensional. Pronto, chata. E Onde diferentes variações vinagrete podiam ser corte, são bordel. Não estão muito distantes. Mas lá está, são os pequenos detalhes que fazem a diferença.











Comentários

  1. :) inspirações para te dar cabo da cabeça: Heston Blumenthal's Feasts. Vê só o pequeno video Mock Turtle Soup no link abaixo. É fantástico.
    http://www.eatmedaily.com/2009/03/heston-blumenthals-victorian-feast-video/
    No youtube há também dele a série Search for Perfection. Enjoy!
    Sheila

    ResponderEliminar
  2. E o que temos de fazer para sermos convidados a provar as tuas iguarias? Hein? :)
    Maria das Mercês

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.